Parceria AESB-AACD

A AACD assinou um acordo de cooperação e consultoria técnica com a AESB – Associação de Ex-alunos da Escola SENAI Suíço-Brasileira, com o objetivo de melhorar os processos fabris das oficinas ortopédicas das Unidades Osasco e Ibirapuera.

Parceria AESB-AACD


A AESB em parceria com a Delta Informática, empresa do membro João Alexandre Macluf foi convidada a se integrar a uma rede de fabricação de Face Shields através de Impressão 3D. O projeto tomou um vulto que já não seria possível atender apenas por esse processo produtivo e foi nesse momento que AESB prontamente iniciou ações. Através do network de nosso membro Marco Gianesi foram doadas milhares de máscaras, filamentos para fabricação, entre outros insumos.

Também foi feita uma campanha de arrecadação para doação de um molde de injeção para AACD fabricar Faces Shields para atender seus colaboradores e entidades parceiras. O sucesso foi tanto que houve um excedente de verba que foi utilizada para a compra de mais máscaras.

No total foram mais de 6.000 máscaras para mais de 70 instituições.

Campanha de arrecadação – R$ 15.515,00 (bruto arrecadado) – 88 doadores

A AESB doou material para a produção de conexões nos equipamentos de respiração.

A AACD necessitava fazer uma adaptação nos equipamentos de respiração, para que os mesmos, não soltassem o oxigênio já respirado e possivelmente contaminado de seus pacientes com Covid no ambiente. Para isso precisou fazer uma conexão que foi produzida na Delta pelo processo de impressão 3D utilizando material doado pela AESB.

Há quatro anos, a Associação dos Ex-Alunos da Escola SENAI Suíço-Brasileira “Paulo Ernesto Tolle” (AESB) iniciou um trabalho de cooperação tecnológica com a AACD, com o objetivo de ajudar nas melhorias dos processos de produção nas oficinas de próteses e órteses. Inicialmente detectamos as necessidades mais importantes das oficinas e, em agosto de 2017, assinamos um contrato de cooperação técnica entre as partes que atualmente se encontram em pleno processo de execução com vários projetos em andamento, como segue:

Primeira atividade do ano de 2020 Ferramenta

O Sr. Wagner da empresa Carbi Metal representante dos produtos Iscar veio pessoalmente fazer a entrega das ferramentas que inicialmente a AACD fez um pedido de compra e que novamente a Iscar decidiu pela doação à AACD.

Juntamente com o Sr. Ricardo Salgado da TopSolid estamos tentando criar um programa utilizando o sistema de troca rápida do centro de usinagem CNC da AACD e assim substituir a ferramenta única utilizada hoje e tornar o processo de usinagem de espumas mais rápido e eficientes. O Sr. Wagner está verificando se existe a possibilidade de utilizarmos ferramentas do catálogo da Iscar.

Segunda atividade: andador

Nossa segunda atividade foi o andador, o aluno do curso superior de Mecânica de Precisão da Escola Senai Suíço Brasileira, Kayc Barea apresentou o escopo do projeto solicitado pela AACD pelo Sr. Roberto Oshiro de um andador infantil dobrável e que também será produzido em 3 tamanhos.

Baseado em amostra fornecido pela AACD foi feito pelo aluno orientado pelo professor Alexandre Vieira na escola um levantamento geral do produto que produziu digitalmente um modelo em 3D.

Após a aprovação da AACD foi feito os desenhos técnicos para iniciarmos a produção dos protótipos.

A AESB e o SENAI irão acompanhar todas as etapas de produção dos protótipos e início da produção juntamente com a AACD.

Kayc Barea apresentou um projeto do andador de forma maravilhosa que deixou todos os presentes encantados com a apresentação

O Sr. Roberto ficou de apresentar o projeto para algumas empresas parceiras da AACD para produzir os protótipos e colocar em testes para aprovação final pela AACD.

Este será um primeiro produto a ser desenvolvido entre o SENAI, AESB e AACD e servirá de piloto para futuro projetos.

Terceira atividade: dispositivo

O terceiro projeto do ano de 2020 foi a fabricação de um dispositivo de fixação para o centro de Usinagem da AACD.

A AACD estava precisando de um novo dispositivo de fixação para um segundo centro de usinagem que eles colocaram em produção. Foi enviado fotos do dispositivo que eles tinham e pediram se era possível fazer um novo.

Em contato com o Alexandre Vieira ele se dispôs a fazer na Escola Suíço Brasileira. Com o dispositivo em mãos os professores da escola desenharam um croqui e produziram um novo. Este trabalho foi feito durante a pandemia nos meses de abril a maio de 2020.

Professores envolvidos:
Claiton Aparecido de Jesus
Jorge Luis Alves

Quarta atividade: Fresa especial

O quarto projeto executado foi a fabricação de uma fresa especial que estávamos há 2 anos tentando produzir.

A AACD emprestou uma ferramenta do Instituto Luci Montouro que não estava utilizando e nos pediu se seria possível conseguir copiar a ferramenta pois a qualquer momento teriam que devolver a ferramenta emprestada.

Esta fresa e usada no centro de usinagem de 3 eixos para conseguir usinar partes que a máquina não tem recurso para fazer.

Professores envolvidos:
Cicero Sunas
Luis Carlos Sanches

No ano passado a ISCAR/ CARBIMETAL por intermédio do Sr. Wagner Guimarães tornou o projeto viável quando se prontificou a fornecer todas as ferramentas de corte necessárias para a usinagem da ferramenta como também a temperar e a afiação da ferramenta.

A AACD comprou a matéria prima, a ISCAR já forneceu as ferramentas de corte e a Escola SENAI Suíço Brasileira ficou encarregada de usinar a ferramenta.


Fresa Especial

Os capacetes são órteses para a correção de assimetrias cranianas, utilizadas especialmente em bebês. A órtese craniana é um produto personalizado e caro, com uma pequena margem de ajuste dimensional, que leva a necessidade de que seja trocado a cada ciclo de 2 a 3 meses, pois, conforme cresce o bebê e evoluí a sua deformidade craniana, o capacete precisa ser redimensionado e readaptado.

Este tipo de órtese é um dos produtos com maior potencial de rentabilidade para a AACD, que depende muito dessa receita para manter a saúde financeira da associação. A AACD promove a completa reabilitação do paciente, e para tanto precisa executar milhares de sessões de fisioterapia todos os anos. Ocorre que o valor repassado por cada sessão pelo SUS é muito baixo, tornando essa atividade extremamente deficitária e dependente da lucratividade de outras atividades como a venda de órteses e próteses para poder ser oferecida aos seus pacientes.

Uma órtese craniana (ou capacete) pode passar facilmente dos R$ 10.000,00 no Brasil. A AACD cobra uma fração desse valor de mercado, pois seus pacientes são na grande maioria pessoas de baixa renda, que não teriam condições de comprar os diversos capacetes necessários durante todo o tratamento do bebê ou da criança.

Os capacetes da AACD são produzidos em sua Oficina Ortopédica na unidade do Ibirapuera em São Paulo. Sua fabricação se inicia com o uso de um scanner 3D para a captura de imagens da cabeça do bebê, que posteriormente passa por um software de tratamento para eventuais ajustes.

Com ajuda do TopSolid, a programação CNC é feita de forma rápida e simples, devido a uma automação que foi desenvolvida especialmente para a AACD.

A usinagem é efetuada em uma máquina que foi retrofitada com auxílio da AESB e do SENAI, que tem servido a manufatura de diversos tipos de órteses por freso-torneamento, processo este que reduziu bastante o tempo de produção quando comparado ao anterior. Com esse ganho de produtividade e rentabilidade, a AACD conseguirá comercializar um número maior de órteses, aumentando significativamente sua rentabilidade e potencial de ajudar a comunidade.

Este projeto alegra a todos da AESB, que em conjunto com a TopSolid Brasil, o SENAI e demais parceiros, segue avançando com seu objetivo de auxiliar a AACD a modernizar seus processos produtivos, de maneira a assegurar sua subsistência e ampliar a rede de auxílio aos que necessitam de assistência médico-terapêutica de excelência em ortopedia e reabilitação.

 

 

AESB é a Associação de Ex-alunos da Escola Senai Suiço-Brasileira. Se você ficou interessado em ajudar não deixe de vir fazer parte desse projeto!

Cadastre-se aqui: https://aesb.org.br/cadastro/

Além de desenvolvemos a tecnologia TopSolid para ajudar as empresas a se tornarem mais produtivas e eficientes, aumentando sua rentabilidade porém causando o menor impacto possível ao meio ambiente, nós também buscamos ajudar a sociedade a encontrar meios de melhorar a vida de todos, em especial daqueles que mais necessitam.

O trabalho que a AACD desenvolve não poderia estar mais alinhado com os nossos anseios, de maneira que todos da família TopSolid ao redor do mundo, e claro, nós da TopSolid Brasil em especial, estamos todos muito orgulhosos de poder ajudar de alguma forma este projeto!